Sejam bem vindos


A todos que visitam esse blog nosso cordial abraço de boas vindas e que possam colher bons frutos no tocante ao interesse de poder imigrar LEGALMENTE para o Canada ou meramente para conhecer e desfrutar das informações de um país multicultural que possui uma excelente qualidade de vida e que atualmente apresenta um alto desenvolvimento em todos os campos, seja na saúde, educação, emprego.
Convido a todos que entram nesse blog para que juntos possamos todos compartilhar passo a passo, dia a dia, o que é conhecer esse novo país.

Dentro das nossas possibilidades, iremos atualizar o blog semanalmente.

sábado, 24 de maio de 2008

Test drive fora de Montreal.



Tive que marcar a minha prova pratica de habilitação em outro lugar devido Montreal e cidades vizinhas estarem sem datas disponíveis ate final de julho.

Semana passada nós realizamos nossos exames teóricos para adquirir a habilitação. Após aprovado cheguei em casa e, seguindo a orientação da SAAQ, liguei para marcar o meu exame prático, o famoso "test drive", mas para minha surpresa só tinha vaga disponível para depois de julho. Acontece que para depois de julho eu iria enfrentar um grande problema que era a questão da nossa habilitação ser válida para dirigir aqui sem problema algum somente por 90 dias. Daí que fiquei preocupado com isso e de casa mesmo liguei novamente para a SAAQ e perguntei se existiria alguma data mais próxima, mesmo que fosse em outra cidade da província do Québec. Foi nessa hora que um anjo iluminou a bendita senhora que estava me atendendo EM FRANCÊS e ela foi dizendo que em Montreal e nas cidades vizinhas não tinha nenhuma vaga para antes de agosto (é, piorou...), mas ela também complementou que se eu estivesse disposto a viajar até uma outra cidade conhecida como St. Hyacinthe eu poderia realizar a prova no lugar de um desistente no dia 14/05 (quarta-feira passada). Não pensei nem duas vezes, apesar de não saber nem pra qual lado ficava a cidade, mas já fui logo confirmando que eu aceitaria e que eu iria fazer a prova. Ela simplesmente marcou o meu "test drive" para 10h da manhã e logo cedo no dia 14 já estava com destino à cidade cujo trajeto previamente verifiquei pelo Google Earth.

Chegamos logo cedo, bem cedo mesmo e já fiquei por ali. Fomos os primeiros a chegar e depois começaram a chegar algumas outras pessoas. Foi quando apareceu por lá um espano; não sei a nacionalidade exata dele, só sei que comecei a conversar e fiquei sabendo como era o teste de rua. Então o camarada simpatizou comigo, pegamos o carro e fomos fazer dois percursos diferentes, percursos em que seriam testadas a habilidade, a forma de dirigir com segurança e a atenção. Nesse momento o espano foi me passando muitos pormenores que são exigidos durante o teste. Ele mostrou a forma correta que eles querem que você faça a paralela (baliza) e também a forma correta de estacionar a 90°. Sinceramente, saber estacionar eu sei, mas não saberia estacionar da forma que ele me mostrou, pois é aquele o padrão daqui e é isso que eles querem que você faça, eles querem o padrão daqui e não o que já conhecemos. Esse espano foi super gente fina. Fizemos os dois percursos em cerca de uma hora e quinze minutos e nesse tempo ele me explicou todo o passo-a-passo.

Depois voltamos, entramos na SAAQ, pegamos uma senha numérica, sentamos e esperamos ser atendidos. Estava conversando com Edjane quando me bate nas costas um cara muito doidão, logo perguntando em francês qual era a língua que eu estava falando; respondi que era português. O camarada começou a conversar e não párava... Puts, o cara com um francês a mil e eu pedindo que ele falasse devagar... Foi aí que graças ao meu bom Deus chamaram o número dele… Que alívio!!! Logo em seguida fui chamado também, mas para um guichê bem distante do doido!!!

A senhora do guichê já foi logo nos saudando com um "bonjour". Fomos falando devagar e ela educadamente também começou a falar devagar. Ufa!!! Pelo menos essa falava devagar… Ela checou o meu nome e pediu meus documentos. Mostrei tudo para ela e foi aí que ela pediu para que eu mostrasse para ela a minha CARTE D'INDENTIFICATION POUR EXAMEN DE LA SAAQ. Respondi que não havia recebido nada após o teste escrito que havia feito em Montreal. Ela fechou a cara, olhou para mim e já foi falando mais rápido. Tornei a responder que não havia recebido essa tal carteira que ela estava pedindo; acho que ela imaginou que eu não estava entendendo. Foi aí que ela, com aquela cara já trancada e feia, foi pegar uma carteira para me mostrar; olhei pra carteira e tornei a repetir que não havia recebido nada… Na mesma hora ela pegou o telefone e foi ligando direto para SAAQ em Montreal. Pela conversa que eu escutei da parte dela, percebi que a coisa estava ficando mais tranqüila… Ela desligou o telefone e eu com cara de quem diz: "não estou sabendo de nada, não é comigo". Então ela já foi dizendo em voz mais calma e tranqüila que realmente eu não havia recebido ainda porque eu realizei os exames teóricos há pouco tempo e não tinha dado tempo desse documento chegar. Depois ela deu entrada em alguns dados no computador e pediu para que eu esperasse sentado.
Passado alguns cinco minutos escuto o meu nome ser chamado, tipo… EURIUVAUDU ROUDRUIGUES… Sou eu!!! Levantei e fui em direção à senhora que, para não ser diferente de todo mundo, já me recebeu falando novamente um "bonjour"…

Seguimos para o carro, ela antes de entrar já foi dizendo que iria inspecionar o carro por fora e pediu para que eu entrasse e ligasse as sinaleiras para ambos os lados, pé no freio, engatar marcha ré e por último acionar a buzina.

Feitos os testes ela sentou-se, colocou o cinto e já foi dizendo que ficasse tranqüilo que já verificou que eu sou um motorista com expêriencia, que iria apenas testar a minha direção defensiva e os "blind spots" (pontos cegos). Explicou também que o teste iria durar em torno de 35 minutos. Aí começou o teste de rua. Ela pediu para ir para um determinado lugar da cidade e começou a pedir para entrar à direita, à esquerda, a mudar de faixa. Depois entramos em uma rua tranqüila e ela pediu para que eu fizesse a "paralela", que nada mais é que uma baliza realizada dentro do método que eles utilizam aqui; ela nem me pediu para fazer o estacionamento de 90°. Fizemos outras manobras, mas nada fora do contexto que anteriormente o espano havia me mostrado; tudo foi muito tranqüilo e sem estresse, só eu mesmo é que fiquei parecendo uma tampa de chaleira… Mas, tudo bem.

Ao voltarmos, ela pediu que eu parasse direto atrás de um carro que estava lá estacionado. Depois que desliguei o carro tivemos um bate papo informal, ela me mostrando o que errei, pediu apenas para que eu tivesse mais cuidado e que aquilo não desabonaria minha forma de dirigir, ressaltando que eu estava dirigindo com muita segurança. Depois disso ela já foi dizendo que fui aprovado e que eu deveria aguardar para tirar outra foto.

*OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Todas as vezes que vocês forem para SAAQ fazer algum exame estejam preparados para tirar alguma foto; se forem também providenciar o cartão da Inssurance Maladie também preparem-se para fotos… Então para os homens fica a recomendação de estar sempre com a barba feita ou vão ficar parecendo um porco espinho na foto - digo isso porque fui pego de surpresa quando fui dar entrada no cartão da Inssurance Maladie.

De volta à SAAQ fui chamado novamente por um nome que parecia ser o meu, mas fui assim mesmo. Era eu mesmo e já foram pedindo para tirar a foto - foto batida de barbinha feita com as bochechas brilhando tipo bundinha de neném. Aproximei-me e, para minha surpresa, ela sorrindo parabenizou-me e esticou o braço entregando-me outro recibo, dizendo logo o valor de R$ 124,83 (câmbio de 1,64309)… Eu sorri e só fiz mesmo pegar o cartão de débito que estava na carteira e passei na mesma hora... Só fiz digitar a senha e vi aquele meu dinheirinho saindo, saindo…
Na mesma hora ela me deu um papel com todos os meus dados e iinformou que aquela era a minha habilitacao e que eu poderia dirigir sem problemas e sem restricoes, a habilitacao definitiva chegara pelo correio no prazo de 15 dias.

Mais uma vez estou deixando claras as despesas para que aqueles que pretendem vir possam melhor fazer os seus cálculos. Caso queiram, vejam no outro post sobre o quanto pagamos inicialmente pelo teste teórico, somem tudo e vejam o total.

Um grande abraço a todos e caso deixe algum comentário aqui no blog e deseje resposta, deixe também o seu e-mail que terei prazer em responder.




St.Hyacinthe


Recebimento da Carte de Identification pour examen de la SAAQ

Após a realização do exame de rua na SAAQ no dia 14, chegaram aqui no apartamento no dia 16 as nossas Carte de Identification pour examen de la SAAQ que a senhora lá da SAAQ de St.Hyacinthe, onde realizei minha prova prática, havia pedido.

É uma IDENTIFICAÇÃO provisória onde se encontra no meio uma tarja vermelha com a observação "SERT EXCLUSIVEMENT À L'INDENTIFICATION DU DETENTEUR". Agora entendo o porquê daquela senhora quase ter brigado comigo, teimando que eu tinha recebido essa bendita identificação, porém a mesma só chegou dois dias depois que eu já havia realizado a prova prática. Então fiquem ligados e saibam que irão receber essa bendita carteira e que devem apresentar a mesma no dia da prova prática.

18 comentários:

Denise & Edimar disse...

Olá Erivaldo, Edjane...
Parabéns pelas recentes conquistas: carro, casa e carteira de motorista!
Estamos com os vistos em mãos e em breve tb estaremos por aí!
Abraços e que a onda de coisas boas perdure por todo o sempre! Vocês merecem!

Mauro disse...

Parabéns e obrigado pelas informações. Boa sorte nessa luta.

Henrique Morais disse...

Olá Erivaldo e Edjane,
Rapaz parabéns pelas novas vitórias. Obrigado pelo Post, ficou muito claro e vou me preparar espelhado no seu exemplo. Estava me preparando para tirar a carteira mundial e desisti, vc economizou meu tempo (percebi que é desnecessário, já que vou imigrar). Ainda estou aqui no Brasil, mas já enviei meu processo e estamos esperando ser chamado para a entrevista.
abraços,
Henrique
canada-brazil.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi Erivaldo,

:)

Gostaria de fazer uma troca de links com vocês, tenho um site chamado CANADA BRASILEIRO (http://canadabrasileiro.wordpress.com)

Visitem o site, e se gostarem, me avisem para que eu possa listar seu blog na minha lista também, ok?!

Obrigado, e continue com este blog que ele está maravilhoso...
;)

att.

Anônimo disse...

Edjane e Erivaldo,
Espero que tudo esteja bem pra vcs ai no Canada.
Coincidencia eh que muuuiitos anos atraz tentei imigrar pra ai e nao o fiz , por agora varias dificuldades estão me fazendo repensar esta possibilidade, por favor me digam um breve historico da experiencia de vcs, pois seria mais um motivo pra eu avaliar esta tal ida para este pais. por favor respondam no : heltonrgs@bol.com.br
grato Helton (irmao de Deize)

Carolina disse...

Olá!

Muito bom o blog de vocês! Parabéns pelos posts...muitas informações valiosas.

Vou adicioná-los no meu.

abç,
Carol

Bruno Lucena disse...

Ola Erivaldo e Edjane, o blog dede vcs esta otimo, podederia classificar como um blog técnico, do tipo, que quem tiver alguma dúvida entra nesse blog que vc resolve. Estamos muito felizes que tudo esta caminhnando bem, compra do carro, aluguel da casa, documentos. Tem que começar a fase do caçaemprego né? essa é muito interessante para quem lê o bloog dede vcs. O nosso projeto é viajar em março próximo, o Lucas nasceu no dia 11 desse mês e agora, estamos na contagem regressiva. Continuem postando que continuaremos lendo bastante e qualquer coisa manda noticias no e-mail brunolucen@yahoo.com.br, manda um e-mail que tenho algumas perguntas a fazer. abraços.

Unknown disse...

Fala erivalso beleza cabocobom de Brasil João pessoa para Canadá Montreal pó novas conquista os brasileiros são bons nisso cara

Karol disse...

Olá Erivaldo e Edjane,

O blog de vocês está demais !!! É uma riqueza de detalhes, que eu fico aqui imaginando a cena. :-)

Parabéns e que Deus os abençoe !

Um abraço,

Karol

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! disse...

Ola Erivaldo e edjane,
Surpresa boa encontrar o blog de vcs, nao sei se lembrarao de nos mas nos conhecemos no MICC. Vi que as coisas estao se ajeitando, e para nos também.
Vou anexar o blog de vcs aos meus favoritos para continuar tendo noticias de vcs, ok?!
Bjo, Priscilla

Unknown disse...

Olá pessoal cade vc?

Não nos deixe sem noticias!

Rogerio e Luciane disse...

Olá Erivaldo,
Obrigado pela postagem no nosso blog.
Quer dizer que vocês moram em Laval??? Então vamos ser vizinhos... Já alugamos um apartamento e nos mudamos no próximo dia 05.
Vamos sim conversar a respeito de empregos. Vocês podem me ligar no 514-8831198. Ainda não temos telefone em Laval, mas este é fácil de me encontrar.
Grande abraço
Rogério

Unknown disse...

Oi Erivaldo e Edjane, tudo bem?

Sou a Laura, brasileira e imigrante no Québec, morando em Montréal.
Vi o seu blog, achei muito interessante, tem informações bastante úteis, gostei muito mesmo!
Sou formada em Administração e atualmente trabalho para a École de Français Québecois, onde sou gerente de marketing. Vou te falar um pouco da nossa escola, e gostaria de te convidar para conhecer o nosso site e o nosso curso, tenho certeza que irá gostar.
A Escola de Francês Quebequense é uma escola de francês situada em Montréal, Québec, e oferece um curso de francês virtual exclusivo para brasileiros que desejam imigrar para o Québec.
A escola não oferece um curso presencial, apenas um curso a distancia, pela internet.
O nosso curso é reconhecido pelo Bureau de Immigration-Québec e oferecemos um certificado de horas estudo.
A nossa escola é a melhor opção para quem não quer perder tempo com o trânsito das grandes metrópoles brasileiras e quer ter a liberdade de estudar onde e quando quiser com profissionais experientes no ensino da língua francesa.
Nós temos um MSN para quem quer falar conosco e obter maiores informações:
ecoledefrancaisquebecois@hotmail.com
Somos com certeza a melhor opção para quem quer imigrar para o Québec, saiba porque:
Nós temos dois grandes diferenciais em relação às escolas convencionais de francês do Brasil:
1. A Escola de Francês Quebequense é a única escola que ensina o típico francês quebequense numa perspectiva exclusiva de imigração, isso significa dizer que todo conteúdo das aulas está relacionado ao Québec e aos imigrantes.
2. É a única escola de francês que tem uma equipe especialista em imigração para dar suporte contínuo aos alunos. Ao mesmo tempo em que o nosso aluno estuda e aprende o francês, ele tem um acompanhamento da equipe de especialistas em cada etapa do processo de imigração, para esclarecer todas as dúvidas (sem pagar nenhum custo adicional por isto). A equipe está sempre apta para esclarecer dúvidas relacionadas ao processo de imigração, montagem do dossiê, mercado de trabalho no Québec, educação no Québec, moradia e etc.
Agora te convido para conhecer uma amostra do nosso curso. Trabalhamos com material áudio e vídeo, para que o nosso aluno possa ver e ouvir tudo aquilo que lhe interessa sobre a cultura, o dia-a-dia do Québec, a imigração, enfim! Na nossa amostra, temos disponíveis pequenas partes de dois dos nossos módulos. Uma amostra do módulo 6 (para pessoas de nível intermediário à avançado) e do módulo 1 (para pessoas do nível básico).

http://moodle.francaisquebecois.com/

O site da nossa escola:
http://www.francaisquebecois.com/

Muitíssimo obrigada pela atenção,
Laura Mercês

Unknown disse...

Oi,
Seria interessante se pudesse colocar um link da nossa escola nas referências do seu blog. Nós também gostaríamos de colocar um link do seu blog na lista de links úteis no site da nossa escola =)
Nós gostaríamos de te convidar para ter acesso completo e gratuito, por um dia, a um de nossos módulos de estudo. Assim você poderá conhecer pessoalmente o nosso material e a nossa metodologia e então recomendar para os amigos que também querem imigrar para o Québec =)
Seria legal se pudesse após que conhecesse o nosso material, escrever um artigo em seu blog sobre suas impressões do nosso curso, e querendo se tornar nosso aluno você será mais do que bem vindo.
Aqui está o meu email para que possamos conversar melhor e então liberarmos o seu acesso ao nosso material de estudo, tenho certeza que você vai adorar:
lauramerces@francaisquebecois.com
Muito obrigada mais uma vez,

Anônimo disse...

Padrão pra fazer baliza ? Isso aqui "non ecziste" , o padrão é parar como puder,de preferência atrapalhando o trânsito,ahahahahahahahahah, mas parabéns pela habilitação camarada e vc como é um cabra de uma inteligência " Mediovágil" como diz o famoso rei do elogio Carro Velho de Qixeramubim, é logico que vc não deixaria de ser bem sucedido, forte abraço camarada e fico feliz por vcs estarem se dando bem por ai espero que tudo continue assim.

Unknown disse...

Kd vcs pessoal conte as novas, gostaria de saber mais a respeito da cidade onde estão morando.

Novo post please!!!

Mauro disse...

Espero que esteja indo tudo bem com vocês, notei a falta de posts.
Abraço

Anônimo disse...

o´la erivaldo e edjane td bem só agora eu consegui ver as fotos do blog de vcs pois eu sempre entrava mais nunca tinha vido fotos de vcs agora estou vendo são super legais pode perseber q tbm aqui em cwb esta mais frio que ai bom agora vcs ja sabem q minha esposa esta gravida de 2 meses e algumas semanas bom adorei as fotos de vcs e tambem desejo os parabens por tudo que vcs conquistaram até hoje e agradeço por tudo que vcs fizeram por nois aqui muito obrigado abraços!!!!!!!!!!!!!