Sejam bem vindos


A todos que visitam esse blog nosso cordial abraço de boas vindas e que possam colher bons frutos no tocante ao interesse de poder imigrar LEGALMENTE para o Canada ou meramente para conhecer e desfrutar das informações de um país multicultural que possui uma excelente qualidade de vida e que atualmente apresenta um alto desenvolvimento em todos os campos, seja na saúde, educação, emprego.
Convido a todos que entram nesse blog para que juntos possamos todos compartilhar passo a passo, dia a dia, o que é conhecer esse novo país.

Dentro das nossas possibilidades, iremos atualizar o blog semanalmente.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Carros no Canada


Não, não, ainda não compramos nosso carro, mas iremos comprar um simpático vermelhinho assim, mas se for algum amarelo é bom também!!! hehehehe, c'est une "joke"!
Realmente não temos ainda idéia de qual carro comprar; evidente que dentre os muitos que vimos, iremos comprar inicialmente de acordo com o preço. Aqui existem tantas marcas de carro que pra gente fica meio confuso; escolher, então, nem se fala. Decidimos que o primeiro será comprado em breve, devido a necessidades diversas voltadas a lugares para trabalhar onde o metro não chega e a conexão deste com o ônibus fica ineficiente em relação ao objetivo final do lugar para se trabalhar.

Estamos procurando atualmente pela net e estamos encontrando uma chuva de carros, o que complica muito... Aí você deseja ver mais uma página do site, depois mais outra e mais outra e por aí vai…Bem, os carros aqui são muuuuuuuuuuuuuuuito mais baratos que no Brasil, então é normal a dúvida pra escolher, porque realmente é inacreditável. Mas, além do preço, é preciso prestar atenção em muitas coisas:- Impostos - Assim como todo produto comprado aqui no Canadá, quando compramos um carro temos também que pagar as famosas taxas TPS (5%) e TVQ (7,5%). ***Informação importante: se você compra um carro diretamente do proprietário, você não paga a TPS, mas se compra em uma garagem, paga as duas. No nosso caso não faz muita diferença ainda porque o nosso carro nao foi comprado (ainda); geralmente isso é um grande diferencial se você compra um carro um pouco mais caro.

- Revisões - Em algumas garagens que se compram os carros os proprietários algumas vezes possuem uma oficina mecânica, então ele faz uma revisão geral e também pode dar uma garantia do carro. Além disso, ele pode dar o histórico completo do carro para podermos saber tudo o que aconteceu e quando foi feito no carro.
- Transferência e emplacamento - Quando compramos um carro aqui, ele vem sem placa. Na verdade as placas são do proprietário e quando alguém vende o carro, o agora ex-proprietário fica com a placa para colocar em seu novo veículo. Como ainda não temos placa aqui e nunca tivemos carro, teremos que providenciar tudo isso. O site da SAAQ tem todas as informações: temos que pagar as taxas que vão custar em média 280$, incluindo a placa e a taxa anual, que é como se fosse o IPVA.

- Seguro - Ainda não fizemos, mas já pesquisamos um pouco. Assim como no Brasil, depende do tipo de cobertura que vc quer. Existem os seguros completos que custam em média 150$, e também os seguros somente contra terceiros que podem custar em média 40$ por mês. Claro que o ano do carro também influencia e ainda não dá para ter uma base concreta pois não compramos o nosso ainda e nao sabemos o valor correto.

- Carteira de Habilitação - Ao chegarmos aqui, nossa carteira brasileira é válida por 3 meses sem nenhum problema. Caso queira, você poderá comprar qualquer carro com ela, porém como não é uma carteira daqui então isso irá encarecer um pouco mais o seguro do carro. É necessário fazer somente a tradução com um tradutor reconhecido (juramentado) ou no Consulado; nós fizemos direto no Consulado e já aproveitamos lá mesmo para transferir nosso título de eleitor para cá, para não ficarmos pendentes com nenhuma obrigação eleitoral e não a vir a nos prejudicar de alguma forma no futuro. Lá também nos cadastramos para alguma eventualidade cataclísmica aqui no Canadá - nunca se sabe.
Vou aproveitar e já adiantar o caminho dos tijolos de ouro para os futuros imigrantes que preparam-se para vir, vou utilizar do que passamos na pele, aliviar o corre-corre e já adiantar as coisas: para fazer a carteira daqui é uma maratona danada, mas nada do outro mundo, só tem que começar a se preparar ainda quando se está no Brasil, acessando o site que está no blog, aí à direita no conteúdo Driver's License - tem em Francês e em Inglês. Logo após a sua chegada aqui, de preferência no segundo dia, ligue para um APPOINTMENT em um dos telefones do SAAQ (Societé de l'assurance automobile du Quebec), que é o DETRAN daqui, para agendamento. Eles vão te pedir o teu sobrenome, o nome e a tua data de nascimento, depois informam que é necessário estudar e aí você diz que já está estudando desde o Brasil. Então eles já marcam logo para uma data próxima disponível e então você pensa que a data é mesmo logo em seguida. Mas engano seu, meu nobre, essa data demora em torno de três semanas para frente, ou seja, como no terceiro dia aqui você já pode ir no Consulado para pedir a tradução da sua carteira, então seja esperto e ganhe tempo agendando logo e, se por alguma eventualidade você não possa prestar o exame na data que ele está lhe oferecendo, então você pede para uma data posterior. Nós fizemos isso porque na data que ele me deu só tinha uma vaga e não era negócio eu ir em um dia e Edjane ir em outro. Eu disse que essa data não daria para mim porque já tinha um horário agendado e solicitei para outro dia; ele nos colocou os dois juntos no dia seguinte no mesmo horário. Bem, nesse meio tempo, você que não é besta nem nada já comprou os dois livros (DRIVER'S HANDBOOK Can$ 18,95 e PASSENGER VEHICLE Can$ 19,95) numa livraria chamada Le Marché du Livre que fica na esquina exatamente em frente ao prédio onde se faz muitas coisas no mesmo lugar, tipo solicitar a emissão da carteira de saúde (Assurance Maladie), dar entrada nos papéis para pedir o curso de francês dado pelo governo (Francisation), entre outras. O número do prédio é 800. Bem, uma vez de posse desse dois livros que totalizam 537 páginas (e se você no Brasil já estudou o bastante para matar as 297 questões do site, acertando todas como nós fizemos aqui e depois de chegar aqui estudar com dedicação esses dois livros), é certeza que irá passar na primeira fase, que é o exame escrito. Ele consta de um total de 64 questões, mas me deixa fracionar essa informação… O exame escrito que se faz é dividido em 3 categorias: a primeira é a HIGHWAY SAFETY CODE, que possui 16 perguntas das quais temos que acertar 12, a outra categoria é sobre ROAD SIGNS que também são 16 questões e temos que acertar pelo menos 12 e a última é a TRAFFIC SIGNALS AND TECHNIQUES OF DRIVING A PASSENGER VEHICLE, onde são mais 32 questões e temos obrigatoriamente que acertar pelo menos 28… Se por acaso acontecer remotamente uma reprovação em uma dessas três categorias, aí você volta para casa e chora um pouco. Depois disso, estuda aquilo que você deveria ter estudado e não estudou e só poderá remarcar um novo teste depois de 7 dias. Agora, se você for aprovado em tudo, o que certamente você que está lendo essa matéria quer que aconteça porque irá estudar bastante desde o Brasil, então é só marcar a sua *prova prática de rua*, que é um passeio agradável por Montreal, só não me pergunte por quais ruas, pois isso é uma caixinha de surpresas. O dia e o horário para realizar essa prova vai depender dos horários livres que eles tenham por lá; para isso, é aconselhável que você antecipadamente alugue um carro aqui para uma ou duas horas de aula com um instrutor de uma auto escola (cujo valor de hora/aula deve variar de 20 a 50 dólares), para que ele possa te passar os pequenos *detalhes*, pois são muitos do tipo: quando for mudar de faixa, antes de ligar a sinaleira, você tem que girar a cabeça para os dois lados e fazer uma *varredura visual* e só depois ligar a sinaleira, e depois que concluir o deslocamento do carro de uma faixa para outra, você deve desligar a sinaleira, tudo isso para demonstrar que realmente você certificou-se que a área está livre… Outra particularidade que pode acontecer é você estar em uma auto pista de 3 ou 4 faixas e você estar na esquerda de todas elas. Digamos que você está na pista de número 1, aí o bendito iluminado checador diz que deseja sair dessa auto pista na próxima saída à direita que dever estar a X Km (agora é uma questão de pescoço e de dedo). Bem, primeiro deve-se fazer aquele mesmo procedimento supra citado (girar a cabeça para os dois lados até quase quebrar o pescoço), em seguida ligar a sinaleira e mudar para a pista n°2. Agora você desliga a sinaleira e para ir para a outra pista você faz tudo novamente: faça um novo procedimento de girar a cabeça para os dois lados, depois ligue a sinaleira pela segunda vez e vá para pista n°3, depois desligue a sinaleira e, para sua alegria, da sua cabeça e de seu pescoço, repita tudo novamente, ou seja, inicialmente faca uma nova *varredura visual*, depois ligue a sinaleira, saia da auto via na saída pré-determinada pelo seu querido, maravilhoso, super, hiper, ultra e inoxidável instrutor e saia dessa bendita auto via, desligue a sinaleira e, se Deus quiser, você deverá passar no teste de rua e, após o instrutor descer do carro, aconselho que se compre um gelol ou qualquer outro para aliviar a dor que a essa altura estará no pescoço. Só para alegrar eu já vou avisar que se for reprovado no teste de rua vai ter que esperar 3 semanas para o próximo teste, pois esse é o tempo suficiente para a melhora… Vocês sabem de quem, pois se não for assim, não tem pescoço que aguente.

A observação que faço é que caso a pessoa tenha chegado aqui e comprado o seu próprio carro, poderá fazer a prova nele desde que a sua carteira esteja aqui no Canadá dentro da validade e não tenha vencido os três meses que qualquer pessoa tem por direito em utilizar aqui qualquer carteira de habilitação.
A carteira de habilitação internacional feita no Brasil é só uma tradução da CNH e um residente permanente só pode utilizar TAMBÉM pelos 3 primeiros meses. Particularmente considero uma bobagem e uma perda de tempo tirar uma carteira internacional pois, em qualquer um dos casos, será obrigatório mostrar o documento com a data de entrada no país. Para os vistos como de turista, estudante ou trabalho, a carteira é válida enquanto a data de validade da CNH estiver ok. Para Residente no país é obrigatório fazer carta de habilitação canadense (tirar a carteira) para poder dirigir e também ela será utilizada no dia-a-dia como identidade. Falando em identidade, aqui você tem que andar com dois documentos com foto para que seja aceita a sua identificação. Há casos à parte, como a abertura da conta bancária que já citei anteriormente no outro post.

- Combustível - Aqui o combustível é bem barato, pelo menos nós achamos porque comparando com o valor em João Pessoa, que custa em média 3 reais o litro, estamos no lucro. Aqui o litro está Can$ 1,17 e como estamos ganhando também em dólar canadense, então estamos literalmente no lucro.Esse também é um ponto importante a verificar: há carros que são bem baratos mas que consomem muito combustível, é importante prestar atenção… No Brasil costumamos dizer que um carro faz X km por litro; uma grande maioria aqui diz que um carro gasta, por exemplo, 9 litros a cada 100 km.

Bom, por enquanto é isso, pretendo voltar bem em breve postando como foi o nosso teste teórico que irá se realizar em breve.
Sugestão de site pra pesquisar preços: http://montreal.kijiji.ca/ Nesse site você entra direto em *Autos et vehicules*, aí você encontra logo em seguida carros por menos de Can$ 5000 e carros por mais de Can$ 5.000. Vai ficar aí ao gosto do cliente e do bolso.
Caso queiram deixar alguma mensagem e desejarem tambem um retorno da nossa parte, entao por favor deixem o e-mail no final da sua mensagem.
Erivaldo & Edjane

3 comentários:

TAZ disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcela e Iussef disse...

Olá, Erivaldo Rodrigues!!
Me chamo Iussef, fiz contato contigo por essa mesma via, mas infelizmente não obtive resposta.
Também sou de João Pessoa e estou começando meu processo de imigração. É uma pena ter te encontrado só agora. No entanto se for possível gostaria de manter contatos contigo para poder enfrentar esta longa jornada qeu é o processo.
Este é o meu e-mail e MSN: iussefp@hotmail.com

Ficarei muito agradecido se puder contar com a sua colaboração de conterrâneo!!
Muita boa sorte!!!

Bruno Lucena disse...

Ola Erivaldo e Edjane, Pelo que estou lendo as coisas estão caminhando muito bem, tirando claro, o pessoal da policia federal em guarulhos, uma verdadeira maratona. Fiquei imaginando e terminei morrendo de rir. Otimas dicas no seu post, acho inclusive muito interessante o lance do comparativo, pois assim, temos sempre uma referencias das coisas de uma forma geral. Gostaria de saber como esta a questão do trabalho e se vcs vao ficar em montreal? Abraços e continuem postando que nós estaremos lendo. Abraços