Sejam bem vindos


A todos que visitam esse blog nosso cordial abraço de boas vindas e que possam colher bons frutos no tocante ao interesse de poder imigrar LEGALMENTE para o Canada ou meramente para conhecer e desfrutar das informações de um país multicultural que possui uma excelente qualidade de vida e que atualmente apresenta um alto desenvolvimento em todos os campos, seja na saúde, educação, emprego.
Convido a todos que entram nesse blog para que juntos possamos todos compartilhar passo a passo, dia a dia, o que é conhecer esse novo país.

Dentro das nossas possibilidades, iremos atualizar o blog semanalmente.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Emplacando o carro na SAAQ (DETRAN aqui no Quebec)





Emplacando carro na SAAQ.

Nada de esperar 10 dias com placa provisória!!! No dia seguinte já nos dirigimos direto para a SAAQ, a fim de providenciar a compra da minha placa. Digo isso porque literalmente a placa agora é minha, pois quando eu for vender o carro à outra pessoa, a placa será retirada e a pessoa que comprou o carro coloca a placa dela… É engraçado mas a coisa funciona assim e é mais uma no aprendizado do nosso dia-a-dia.

Assim que chegamos na SAAQ tinha uma pessoa para orientar tudo e já foi logo me perguntando o que eu desejava; respondi prontamente que gostaria de fazer o registro do carro em meu nome. Imediatamente ela nos deu uma ficha e fomos sentar e esperar nossa vez. Não se preocupem, pois o SAAQ aqui não é como o DETRAN no Brasil: você fica confortavelmente sentado enquanto "trocentos" painéis ficam informando os números da vez. O bom é que são muitos guichês e não demorei mais que 10 minutos para ser chamado… No guichê fui atendido com um "bonjour". Expliquei que desejava registrar o carro no meu nome e o funcionário pediu a habilitação canadense. Respondi que não tinha e ele solicitou a habilitação do meu país.
Entreguei-a juntamente com a tradução que foi feita lá no consulado. Em seguida ele pediu o seguro e eu informei o número da apólice. Depois ele solicitou o passaporte e entreguei imediatamente. Naquele momento ele virou-se para o computador e começou a inserir os meus dados. Pela quantidade de informações que ele digitava eu já estava até pensando que ele estava escrevendo algum artigo para publicar aqui no blog!!! Aí o senhor acabou de digitar e já foi me dizendo o valor a ser pago… O total foi de R$ 1.071,44 que está descrito abaixo:

DROITS D'IMMATRICULATION : R$ 170,88
TAXE DE VENTE : R$ 655,46
TRANSPORT EN COMMUN : R$ 49,29
CONTR. D'ASSURANCE : R$ 179,38
TAXE ASSURANCE : R$ 16,15
FRAIS D'ADMINISTRATION : R$
16,43

TOTAL DE TAXAS EM REAL : R$
1.071,44

*** Foi utilizado o câmbio de 1,64309

Eu expressei os valores acima em reais para que vocês que encontram-se na fase de fazer cálculos no numerário a trazer, considerem bor baixo alguns números. Isso não quer dizer em absoluto que esse números não irão variar para baixo ou para cima: lembrem-se de que cada caso é um caso ímpar.

Após pagar todas as taxas recebi a placa para que eu mesmo colocasse no carro. Depois retirei a placa de papel que estava afixada no vidro pelo lado de dentro e fiquei com o carro regularizado.

2 comentários:

Unknown disse...

Erivaldo e Edjane, gostaria de agradecer a vcs por todas as informações expostas aqui no blog... são realmente d + !!!! Com certeza irá facilitar não só a nossa vida, como tb aos dos demais futuros imigrantes.
Grato mais uma vez!!!
Thiago.

Anônimo disse...

hahaha
então quer dizer que aí eu compro a placa é?

Muito bom seu blog, tem me ajudado bastante (fora que as histórias são engraçadissimas)