Sejam bem vindos


A todos que visitam esse blog nosso cordial abraço de boas vindas e que possam colher bons frutos no tocante ao interesse de poder imigrar LEGALMENTE para o Canada ou meramente para conhecer e desfrutar das informações de um país multicultural que possui uma excelente qualidade de vida e que atualmente apresenta um alto desenvolvimento em todos os campos, seja na saúde, educação, emprego.
Convido a todos que entram nesse blog para que juntos possamos todos compartilhar passo a passo, dia a dia, o que é conhecer esse novo país.

Dentro das nossas possibilidades, iremos atualizar o blog semanalmente.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Declaração de Renda 2007


* O texto abaixo nao eh de minha autoria e sim do Luiz e da Dani.


Está chegando a hora de fazer a declaração de renda do ano de 2007. O limite para envio da declaração é 30 de Abril. Graças aos softwares disponíveis no mercado, o preechimento se torna mais simples. Ano passado usei o QuickTax (ImpôtRapide), porém esse ano optei pelo UFile, porque achei mais simples além de mais barato, custa menos de $20 e pode-se fazer até 8 declarações.
Esse ano criei uma conta de aposentadoria (RRSP ou REER) com a Industrial Alliance. Além de planejar a aposentadoria, há reduçao no imposto devido quando se aplica nesses fundos.
Para os que não sabem, as empresas enviam anualmente aos seus empregados os recibos T4 (federal) e Relevé 1 (provincial QC) com o total de suas renumerações e impostos pagos no ano. Aliás, há um longa lista de recibos que são enviados nessa época, inclusive um recibo de imposto de propriedade (impôts fonciers - Relevé 4) que pagamos quando alugamos um imóvel; e temos que declarar todos eles. Esse ano descobri que poderia declarar as despesas com transporte público (onibus, metro, etc), não sabia disso. O software explica tudo com detalhes.
Todos devem fazer a declaração, mesmo aqueles que não tiveram renda em 2007. Quem fizer a declaração pela primeira vez, deverá enviar os formulários preenchidos pelo correio; nesse caso, não é permitido envio dos arquivos pela internet (NetFile/ImpôtNet).
Se tiver dúvida sobre como e o que declarar, é bom procurar um centro de ajuda à imigrantes; nesses lugares há voluntários que prestam esse serviço gratuitamente.

Luiz e Dani

Nenhum comentário: