Sejam bem vindos


A todos que visitam esse blog nosso cordial abraço de boas vindas e que possam colher bons frutos no tocante ao interesse de poder imigrar LEGALMENTE para o Canada ou meramente para conhecer e desfrutar das informações de um país multicultural que possui uma excelente qualidade de vida e que atualmente apresenta um alto desenvolvimento em todos os campos, seja na saúde, educação, emprego.
Convido a todos que entram nesse blog para que juntos possamos todos compartilhar passo a passo, dia a dia, o que é conhecer esse novo país.

Dentro das nossas possibilidades, iremos atualizar o blog semanalmente.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

SERVIÇO DE APOIO AO IMIGRANTE PARA ALUGAR IMÓVEIS.


Na semana passado nos dirigimos até a ROMEL http://www.romel-montreal.ca/, que é uma agência subsidiada pelo governo canadense para ajuda aos imigrantes no que diz respeito a orientações de como proceder para alugar o seu imóvel, a particularidade dos contratos, os seus direitos e a quem recorrer, como se documentar e a seqüência de como proceder para avisar ao proprietário de alguma irregularidade ou reclamação que você deseja informar, as regras do RÉGIE DO LOGEMENT, as suas responsabilidades, atenção aos serviços inclusos, etc…
Realmente tem muita coisa mesmo para se escutar e o bom nisso tudo é que é totalmente gratuito, não se faz necessário marcar hora, e eles muitas vezes possuem anúncio de apartamentos para alugar de alguns proprietários que sabem e conhecem sobre o processo de imigração e que por sua vez alugam os apartamentos com uma maior facilidade para os imigrantes, não necessitando fazer nenhuma análise prévia do crédito destes. Evidente que nós como imigrantes estamos chegando aqui agora mesmo e conseqüentemente não temos nenhum histórico de crédito local, então quando você vai alugar o seu apartamento eles vão perguntar se você tem algum conhecido aqui. Se você responder que tem, então em alguns casos eles podem pedir que o seu AMIGO assine como fiador, então dentro da própria ROMEL existe uma facilidade enorme para se alugar um apartamento porque eles possuem um pequeno banco de dados de apartamentos disponíveis, cujas exigências são infinitamente menores. Ela mesmo nos ofereceu algumas opções de apartamentos aqui na cidade de Montréal, mas como nosso foco inicial desde o Brasil sempre foi a cidade de Laval, então nós agradecemos mas não fomos nem olhar o apartamento porque não tínhamos nenhum interesse em ficar aqui em Montréal. Deixo mais essa observação de apartamentos que podem ser procurados por lá na ROMEL; o pessoal é super prestativo e você é atendido individualmente e sem pressa. Nós ficamos por lá durante quase três horas conversando, sendo informados dos direitos e deveres e fazendo mil perguntas.
Tem modelo de carta para todos os procedimentos e prazos para avisar que vai ficar no apartamento, que vai sair, cartas para avisar irregularidades, enfim exemplos que eu mesmo desconhecia.

Uma particularidade que a pessoa que estava nos atendendo nos disse foi a questão de que infelizmente os imigrantes, na sua maioria, desconhecem esse serviço que, embora gratuito, é uma ferramenta utilizada por apenas um pequeno número de imigrantes para atenuar o árduo trabalho de conseguir o primeiro apartamento. Vocês entenderão quando estiverem aqui procurando o de vocês, mas isso é só com o primeiro, porque depois você começa a morar e com o passar dos meses você já terá trabalho, contas pagas de aluguel, telefone, etc… Você passa automaticamente a criar o seu crédito e isso já será inicialmente suficiente para que você, no segundo ano, quando for à procura de algum outro lugar para morar, possa tranqüilamente informar os seus dados e na hora em que forem fazer a pesquisa de seu crédito, não terá problema algum em alugar outro apartamento. Lembre-se que apenas o início é chato.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá boa noite.


Eu e meu esposo, estamos indo para Toronto agora dia 22/09/2008 e pretendemos alugar um apto ou casa, procuramos o melhor custo benefício.

Abs

Priscila.