Sejam bem vindos


A todos que visitam esse blog nosso cordial abraço de boas vindas e que possam colher bons frutos no tocante ao interesse de poder imigrar LEGALMENTE para o Canada ou meramente para conhecer e desfrutar das informações de um país multicultural que possui uma excelente qualidade de vida e que atualmente apresenta um alto desenvolvimento em todos os campos, seja na saúde, educação, emprego.
Convido a todos que entram nesse blog para que juntos possamos todos compartilhar passo a passo, dia a dia, o que é conhecer esse novo país.

Dentro das nossas possibilidades, iremos atualizar o blog semanalmente.

sábado, 24 de maio de 2008

Apartamento alugado na cidade de Laval... Que luta!!!


* OBS. A foto acima é meramente ilustrativa.


Carro comprado, agora é hora de correr, ou melhor, rodar atrás de apartamento para alugar…

Saímos de imediato para Laval e lá encontramos alguns apartamentos em ótimos lugares.
Começamos a anotar os números de telefone para ligar quando chegássemos no apartamento.
Em um percurso de 300 metros anotamos mais de 10 números. Depois começamos a entrar e rodar nas ruas paralelas e transversais à principal e para nossa surpresa ainda mais outras ofertas de apartamentos para alugar… Anotamos alguns, depois notamos que havíamos anotado muitos mesmo. Voltamos para Montreal e começamos a ligar, mas depois de algumas ligações já comecei a "embaralhar a visão" dos apartamentos. Foi aí que novamente lembrei que o meu amigo, aquele mesmo que foi nos apanhar no aeroporto, Paulo Tumilasci havia nos dito anteriormente que existia alguns planos de telefonia celular bem em conta e que existia um plano família no qual os familiares que estivessem inseridos no plano poderiam falar livremente entre si a qualquer hora do dia ou da noite, irrestritamente… Então, já pensando na possibilidade de estar com o telefone e ligar diretamente da frente do prédio/apartamento pelo qual tivéssemos interesse, seguimos para a FIDO e fizemos um plano família por lá, em menos de meia hora já estava saindo com dois celulares gratis fornecidos pela FIDO. Nesse plano Edjane e eu estamos com ligações não tarifadas para o tempo que ele durar, ganhamos três meses de isenção para poder ligar e receber ligações à vontade e só iremos começar a pagar a mensalidade no mês de setembro.

De posse do telefone celular seguimos para Laval; lá começamos a parar em frente aos apartamentos e de lá ligávamos para marcar uma visita, a fim de podermos ver o imóvel por dentro. Cansamos de ver tantos apartamentos e marcar algumas visitas entre aqueles escolhidos, pois sempre que ligávamos tinha o problema da disponibilidade somente para o dia 1° de julho. Outra coisa que verificávamos era a questão de ter que estar incluída a água quente / aquecimento do apartamento / eletricidade. Esses três pontos são fundamentais para um bom negócio; esses itens foram explicados detalhadamente lá no nosso encontro na ROMEL.

Bem, como falei anteriormente, a quantidade de apartamentos para alugar realmente era bem grande, porém na sua maioria não estavam incluídos os três itens supra citados. Foram dois dias de inúmeras ligações sem parar, mas sempre no contato por telefone perguntava sobre os três itens e em alguns apartamentos estava somente um ou outro item incluído. Foi então que conseguimos selecionar três apartamentos, mas um deles era sub-solo. Não, não é o que vocês estão pensando, que o subsolo fica enterrado lá embaixo do chão: o sub-solo aqui é um apartamento cujo nível da janela fica ao nível da calçada. Ele possui iluminação natural mas é totalmente desaconselhável morar nele por vários fatores que também foram informados lá na ROMEL.

Então ficamos apenas com um apartamento para visitar, depois de quatro dias pegando pesado na procura de um para nós. Como necessitaríamos já agora para o dia 1° de junho, isso foi uma grande dificuldade porque na sua maioria eles encontram-se disponíveis somente para o dia 1° de julho, que é o dia oficial da mudança aqui no Canadá.

Visitamos o apartamento que, diga-se de passagem, era um 4½ no valor de 550 dólares com TUDO incluso e que estaria à nossa disposição a partir de 1° junho. Que beleza!!! O proprietário era um grego que assim como nós também um dia imigrou para o Canadá, e conversando com o mesmo ele falou que já havia passado por isso há 25 anos e entendia perfeitamente. O apartamento possuía duas varandas grandes e espaçosas, a área interna dele era realmente grande, então aparentemente estava tudo certo e na conversa com o grego fiquei de dar uma resposta até às 19h do dia seguinte.

Depois que saímos do apartamento do grego seguimos para ver apenas mais um apartamento que havíamos visto na net há três semanas passadas, mas como o mesmo não ficava em um local perto do metrô e nós não conhecíamos o sistema de ônibus de Laval, tampouco naquelas semanas iniciais tínhamos nenhum automóvel, então desistimos desse apartamento. Um casal que também veio de João Pessoa quinze dias antes de nós e com que mantemos uma estreita amizade aqui são o Cláudio e a Nara. Ela, que é uma expert em procurar apartamentos pela internet e consegue encontrar cada um espetacular, nos informou que havia encontrado alguns apartamentos em Laval. Então ela nos enviou o link e, quando abrimos, verificamos que era exatamente aquele apartamento que tínhamos visto há três semanas. Como estávamos indo a Laval ver os apartamentos e vimos o último apartamento (o do grego), então seguimos para ver esse outro… Nossa, que show de apartamento!!! Embora fosse um 3½ menor que o 4½ do grego, esse que estávamos vendo tinha uma organização impressionante: a qualidade de tudo, o tratamento do pessoal que mantém os apartamentos, além de algumas bobagens como piscina (coisa que eu acho que na época de inverno serve para patinar no gelo). Além disso, o mesmo possui garagem interna, coisa que por aqui é difícil.

Olhamos um para o outro e só no olhar já sabíamos o que desejávamos, porém depois de fazer um tour pelo apartamento, levados pela pessoa responsável pelo prédio, então seguimos para o escritório e começamos a conversar em francês, porque a senhora não falava muito bem o inglês e foi durante essa conversa em que já estava quase tudo pronto e certo, que fui questionado onde estava trabalhando e sobre nosso histórico de crédito aqui no Canadá… Pense num balde d'água fria!!! Foi então que o papai aqui que não tem papa na língua começou a explicar que havíamos chegado no Canadá há pouco mais de um mês, mas que tínhamos recursos suficientes para nos manter por mais de um ano sem trabalhar, se fosse o caso (pense numa mentira grande!!!). Então expliquei que eu era técnico de manutenção de aeronaves; fui emendando e já mostrei duas cartas de apresentação para trabalho dos meus últimos dois empregadores, depois fui também mostrando a licença de mecânico que tenho, colei o argumento que estamos querendo morar em Laval porque é em Laval que está a Bell Helicopters e a Bombardier (que fabrica aviões)… Entao eu acho que ela foi ficando meio tonta com tanta informação a meu respeito que ela disse que eu poderia preencher toda a documentação e que ela iria enviar via fax para o escritório central em Montreal e que me daria a resposta em breve… Só que fui explicando que tinha pouco tempo para poder procurar apartamento e que gostaria que ela me dissesse algo o quanto antes e foi nessa hora que já entrei com outro papo também: disse que poderia pagar o primeiro e o último mês… Falei mais algumas coisas e disse que poderia pagar o primeiro, o segundo e o último mês… Aí falei mais algumas bobagens e como nós queríamos muito ficar com aquele apartamento de qualquer forma, pois ele era excepcionalmente agradável e a localização dele é super, então fechei dizendo que poderia pagar a primeira, a segunda, a terceira e a última mensalidade… Aí não deu outra, ela disse que iria providenciar o envio da nossa "aplicação" e iria tentar me dar uma resposta naquele mesmo dia.

Deixo bem claro aqui que fui eu que fiz a proposta de pagar os meses adiantado, em nenhum momento ela falou alguma coisa sobre isso, mas como antes de vir para cá fizemos nossos cálculos e já havíamos previamente estipulado valores para a compra de um carro e também o aluguel de um apartamento, então bateu certinho, ainda mais que se fosse aceito no apartamento isso iria nos tirar uma carga enorme a partir do dia 1° de junho, pois nesse exato momento estamos em um studio (kitnet) em Montreal pagando muito mais que do que iremos pagar no apartamento em Laval.

Quando nos saímos do apartamento seguimos uns cem metros e paramos o carro; ficamos conversando um pouco sobre como seria bom ficar nesse apartamento e de repente o telefone tocou: era uma ligação da administração em Montreal para fazer algumas perguntas e depois de três ou quatro perguntas disseram que iriam me ligar de volta, confirmando se fomos aprovados ou não…

Depois que desliguei não demorou mais que cinco minutos o telefone tocou novamente: já foram informando que aceitaram nossa entrada para morar no condomínio… Não preciso nem dizer a felicidade que ficamos.

Permanecemos lá um pouco, esperando que chegasse a documentação para ser assinada; ela foi levada por um office-boy de Montreal. Recebemos o contrato já devidamente preenchido com os nossos nomes e dados: conferi tudo e li todo o contrato que estava em inglês, pois anteriormente ela perguntou se eu gostaria de receber o contrato em inglês ou em francês.

Após ler tudo e encontrar duas letras erradas em nossos nomes, foi retificado o erro e assinamos o contato e já fui conhecer o espaço da garagem que será a nossa.

Uma particularidade que encontramos em Laval é que, diferentemente da maior parte dos apartamentos aqui de Montreal, lá os apartamentos na sua maioria não possuem geladeira e nem fogão, e como pretendemos ficar muito tempo em Laval então estaremos providenciando os mesmos nos próximos dias.

Ufa... Só sabe o que é procurar o primeiro apartamento aqui quem passa por isso... Vocês que estão agora mesmo lendo esse relato entenderão quando chegar a sua vez: nesse momento vocês irão lembrar de mim.

5 comentários:

Unknown disse...

nossa..tudo isso para comprar um apartamento..imagino a correria!
agora sdim hein.. carro.. apartamento..habilitação.. estao fazendo tudo bem rapido se fosse aqui ..o jeito que é tudo enrolado iriam demora um semestre rsrsrs

beijos
saudades

Carolina disse...

Olá!

Obrigada pelo recadinho e desculpem o erro...eu e a minha mania de Ctrl+C/Ctrl+V...nunca dá certo!..rsrs

abç.
Carol

Unknown disse...

Achei muito legal seu depoimento dessa "odisséia":) para conseguir o apartamento. Ainda estou no processo e pretendo morar em Laval também. Por enquanto fico só imaginando como são os apartamentos por ai. Gostaria de manter contato, se possível. Paulo (paulojr@gmx.net).
Um abraço.

Anônimo disse...

[url=http://ivlkrwnnz.com]ICXVr[/url] , JHLGWUhdwZr , http://hhmgziigpu.com

Anônimo disse...

Oi, pós Neat. Há um problema com o seu site no internet explorer, seria testar essa ... IE ainda é líder de mercado e uma porção grande de pessoas vão perder o seu maravilhoso escrito por causa deste problema.