
Tive que marcar a minha prova pratica de habilitação em outro lugar devido Montreal e cidades vizinhas estarem sem datas disponíveis ate final de julho.
Semana passada nós realizamos nossos exames teóricos para adquirir a habilitação. Após aprovado cheguei em casa e, seguindo a orientação da SAAQ, liguei para marcar o meu exame prático, o famoso "test drive", mas para minha surpresa só tinha vaga disponível para depois de julho. Acontece que para depois de julho eu iria enfrentar um grande problema que era a questão da nossa habilitação ser válida para dirigir aqui sem problema algum somente por 90 dias. Daí que fiquei preocupado com isso e de casa mesmo liguei novamente para a SAAQ e perguntei se existiria alguma data mais próxima, mesmo que fosse em outra cidade da província do Québec. Foi nessa hora que um anjo iluminou a bendita senhora que estava me atendendo EM FRANCÊS e ela foi dizendo que em Montreal e nas cidades vizinhas não tinha nenhuma vaga para antes de agosto (é, piorou...), mas ela também complementou que se eu estivesse disposto a viajar até uma outra cidade conhecida como St. Hyacinthe eu poderia realizar a prova no lugar de um desistente no dia 14/05 (quarta-feira passada). Não pensei nem duas vezes, apesar de não saber nem pra qual lado ficava a cidade, mas já fui logo confirmando que eu aceitaria e que eu iria fazer a prova. Ela simplesmente marcou o meu "test drive" para 10h da manhã e logo cedo no dia 14 já estava com destino à cidade cujo trajeto previamente verifiquei pelo Google Earth.
Chegamos logo cedo, bem cedo mesmo e já fiquei por ali. Fomos os primeiros a chegar e depois começaram a chegar algumas outras pessoas. Foi quando apareceu por lá um espano; não sei a nacionalidade exata dele, só sei que comecei a conversar e fiquei sabendo como era o teste de rua. Então o camarada simpatizou comigo, pegamos o carro e fomos fazer dois percursos diferentes, percursos em que seriam testadas a habilidade, a forma de dirigir com segurança e a atenção. Nesse momento o espano foi me passando muitos pormenores que são exigidos durante o teste. Ele mostrou a forma correta que eles querem que você faça a paralela (baliza) e também a forma correta de estacionar a 90°. Sinceramente, saber estacionar eu sei, mas não saberia estacionar da forma que ele me mostrou, pois é aquele o padrão daqui e é isso que eles querem que você faça, eles querem o padrão daqui e não o que já conhecemos. Esse espano foi super gente fina. Fizemos os dois percursos em cerca de uma hora e quinze minutos e nesse tempo ele me explicou todo o passo-a-passo.
Depois voltamos, entramos na SAAQ, pegamos uma senha numérica, sentamos e esperamos ser atendidos. Estava conversando com Edjane quando me bate nas costas um cara muito doidão, logo perguntando em francês qual era a língua que eu estava falando; respondi que era português. O camarada começou a conversar e não párava... Puts, o cara com um francês a mil e eu pedindo que ele falasse devagar... Foi aí que graças ao meu bom Deus chamaram o número dele… Que alívio!!! Logo em seguida fui chamado também, mas para um guichê bem distante do doido!!!
A senhora do guichê já foi logo nos saudando com um "bonjour". Fomos falando devagar e ela educadamente também começou a falar devagar. Ufa!!! Pelo menos essa falava devagar… Ela checou o meu nome e pediu meus documentos. Mostrei tudo para ela e foi aí que ela pediu para que eu mostrasse para ela a minha CARTE D'INDENTIFICATION POUR EXAMEN DE LA SAAQ. Respondi que não havia recebido nada após o teste escrito que havia feito em Montreal. Ela fechou a cara, olhou para mim e já foi falando mais rápido. Tornei a responder que não havia recebido essa tal carteira que ela estava pedindo; acho que ela imaginou que eu não estava entendendo. Foi aí que ela, com aquela cara já trancada e feia, foi pegar uma carteira para me mostrar; olhei pra carteira e tornei a repetir que não havia recebido nada… Na mesma hora ela pegou o telefone e foi ligando direto para SAAQ em Montreal. Pela conversa que eu escutei da parte dela, percebi que a coisa estava ficando mais tranqüila… Ela desligou o telefone e eu com cara de quem diz: "não estou sabendo de nada, não é comigo". Então ela já foi dizendo em voz mais calma e tranqüila que realmente eu não havia recebido ainda porque eu realizei os exames teóricos há pouco tempo e não tinha dado tempo desse documento chegar. Depois ela deu entrada em alguns dados no computador e pediu para que eu esperasse sentado.
Passado alguns cinco minutos escuto o meu nome ser chamado, tipo… EURIUVAUDU ROUDRUIGUES… Sou eu!!! Levantei e fui em direção à senhora que, para não ser diferente de todo mundo, já me recebeu falando novamente um "bonjour"…
Seguimos para o carro, ela antes de entrar já foi dizendo que iria inspecionar o carro por fora e pediu para que eu entrasse e ligasse as sinaleiras para ambos os lados, pé no freio, engatar marcha ré e por último acionar a buzina.
Feitos os testes ela sentou-se, colocou o cinto e já foi dizendo que ficasse tranqüilo que já verificou que eu sou um motorista com expêriencia, que iria apenas testar a minha direção defensiva e os "blind spots" (pontos cegos). Explicou também que o teste iria durar em torno de 35 minutos. Aí começou o teste de rua. Ela pediu para ir para um determinado lugar da cidade e começou a pedir para entrar à direita, à esquerda, a mudar de faixa. Depois entramos em uma rua tranqüila e ela pediu para que eu fizesse a "paralela", que nada mais é que uma baliza realizada dentro do método que eles utilizam aqui; ela nem me pediu para fazer o estacionamento de 90°. Fizemos outras manobras, mas nada fora do contexto que anteriormente o espano havia me mostrado; tudo foi muito tranqüilo e sem estresse, só eu mesmo é que fiquei parecendo uma tampa de chaleira… Mas, tudo bem.
Ao voltarmos, ela pediu que eu parasse direto atrás de um carro que estava lá estacionado. Depois que desliguei o carro tivemos um bate papo informal, ela me mostrando o que errei, pediu apenas para que eu tivesse mais cuidado e que aquilo não desabonaria minha forma de dirigir, ressaltando que eu estava dirigindo com muita segurança. Depois disso ela já foi dizendo que fui aprovado e que eu deveria aguardar para tirar outra foto.
*OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Todas as vezes que vocês forem para SAAQ fazer algum exame estejam preparados para tirar alguma foto; se forem também providenciar o cartão da Inssurance Maladie também preparem-se para fotos… Então para os homens fica a recomendação de estar sempre com a barba feita ou vão ficar parecendo um porco espinho na foto - digo isso porque fui pego de surpresa quando fui dar entrada no cartão da Inssurance Maladie.
De volta à SAAQ fui chamado novamente por um nome que parecia ser o meu, mas fui assim mesmo. Era eu mesmo e já foram pedindo para tirar a foto - foto batida de barbinha feita com as bochechas brilhando tipo bundinha de neném. Aproximei-me e, para minha surpresa, ela sorrindo parabenizou-me e esticou o braço entregando-me outro recibo, dizendo logo o valor de R$ 124,83 (câmbio de 1,64309)… Eu sorri e só fiz mesmo pegar o cartão de débito que estava na carteira e passei na mesma hora... Só fiz digitar a senha e vi aquele meu dinheirinho saindo, saindo…
Na mesma hora ela me deu um papel com todos os meus dados e iinformou que aquela era a minha habilitacao e que eu poderia dirigir sem problemas e sem restricoes, a habilitacao definitiva chegara pelo correio no prazo de 15 dias.
Mais uma vez estou deixando claras as despesas para que aqueles que pretendem vir possam melhor fazer os seus cálculos. Caso queiram, vejam no outro post sobre o quanto pagamos inicialmente pelo teste teórico, somem tudo e vejam o total.
Um grande abraço a todos e caso deixe algum comentário aqui no blog e deseje resposta, deixe também o seu e-mail que terei prazer em responder.
St.Hyacinthe
Recebimento da Carte de Identification pour examen de la SAAQ
Após a realização do exame de rua na SAAQ no dia 14, chegaram aqui no apartamento no dia 16 as nossas Carte de Identification pour examen de la SAAQ que a senhora lá da SAAQ de St.Hyacinthe, onde realizei minha prova prática, havia pedido.
É uma IDENTIFICAÇÃO provisória onde se encontra no meio uma tarja vermelha com a observação "SERT EXCLUSIVEMENT À L'INDENTIFICATION DU DETENTEUR". Agora entendo o porquê daquela senhora quase ter brigado comigo, teimando que eu tinha recebido essa bendita identificação, porém a mesma só chegou dois dias depois que eu já havia realizado a prova prática. Então fiquem ligados e saibam que irão receber essa bendita carteira e que devem apresentar a mesma no dia da prova prática.