Sejam bem vindos


A todos que visitam esse blog nosso cordial abraço de boas vindas e que possam colher bons frutos no tocante ao interesse de poder imigrar LEGALMENTE para o Canada ou meramente para conhecer e desfrutar das informações de um país multicultural que possui uma excelente qualidade de vida e que atualmente apresenta um alto desenvolvimento em todos os campos, seja na saúde, educação, emprego.
Convido a todos que entram nesse blog para que juntos possamos todos compartilhar passo a passo, dia a dia, o que é conhecer esse novo país.

Dentro das nossas possibilidades, iremos atualizar o blog semanalmente.

sábado, 13 de setembro de 2008

Incêndio em nossa escola


Eu havia postado na matéria anterior sobre nossa escola, mais especificamente sobre a nossa sala que "é uma bomba", lembram? Hoje pela manhã, por volta das 9h, soou em alto e bom som o alarme de incêndio do prédio e foi todo mundo levantando-se muito calmamente, todo mundo pegando seus pertences sem que houvesse nenhum pânico.

Estudamos no 3° andar e saímos acompanhando o fluxo. Como nós somos privilegiados em ter uma escada de incêndio bem ao lado de nossa sala, então não tivemos absolutamente atropelo algum em chegar logo nela e continuar acompanhando o fluxo.

Todos descendo enquanto o som ensurdecedor do alarme de incêndio soava forte, em alto e bom som. Ao chegarmos no térreo e seguirmos para a parte externa da escola, todos nós pudemos comprovar que, apesar de estudarmos perto da escada de saída de emergência, tem gente muito mais apressada que nós, pois ao chegarmos na parte externa nos deparamos com uma multidão de alunos. Olhando mais à frente constatei a presença de um carro de bombeiros tipo ABT (auto bomba tanque), uma ambulância e um carro de coordenação e gerenciamento também do corpo de bombeiros de Laval.

Após todos se encontrarem fora do prédio aí vem a hora de você começar a procurar com os olhos aquelas pessoas que estudam com você. Em pouco tempo todos nós estávamos na sombra de uma árvore porque o sol das nove da manhã estava queimando a "moleira" e fomos ficando por ali enquanto o tempo passava.

Nosso grupo aqui, já reunido e seguro na sombra da árvore.


Levando em consideração o tamanho físico de nossa escola e sabendo que por aqui um caso como esse não iria comparecer apenas um ABT, então comecei a observar mais detalhadamente a situação para poder entender melhor. Achei estranho o "porque" de só estar ali um único ABT e ainda por cima não estar com as mangueiras desenroladas, com os bombeiros muito tranqüilos dentro dos carros... BINGO! Evidente que só poderia se tratar de uma simulação!!!


Tudo foi feito de maneira que o menor número de pessoas soubesse que seria uma simulação: professores, monitores e demais funcionários não sabiam, eles mesmo saíram rapidinho. É interessante como, embora na sua maioria os estudantes da francisação não se conheçam, parece que nessa hora todos despertam dentro de si um laço que foi criado pelo colega de classe em tão pouco tempo: percebeu-se isso quando todos procuravam verificar se os outros que estudam com você estavam ali presentes, perto de você.

Toda essa simulação foi feita procurando chegar ao mais próximo da realidade, servindo também para analisar os possíveis erros cometidos durante a fase de evacuação e com isso buscar as correções para os erros cometidos.


Para os que estão aí e preparando-se para vir para a terrinha fria, estejam prontos para uma eventualidade como essa no dia-a-dia de vocês.


Erivaldo

Um comentário:

Sulla Mino disse...

Ainda bem que estão todos bem...
Bjks

Sulla Mino ( Esposa Cmte Henrique Pimentel )